Comissão do Depen visita local onde será construído presídio feminino em Goioerê
Uma equipe de técnicos do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) visitou nesta quarta-feira, 22, o terreno onde será construído o presídio feminino de Goioerê. O terreno fica às margens da BR-272 e sua posição estratégica foi muito elogiada. “Sem dúvida um terreno muito bom, localizado estrategicamente às margens da rodovia. Isso facilita muito, inclusive eventual transporte de presas”, disse Juliana Duarte.
A Prefeitura de Goioerê está finalizando o processo de aquisição do terreno, que segundo o secretário de Administração, Gerson de Brito, se dará através de desapropriação. “O projeto já foi aprovado na Câmara de Vereadores e o próximo passo será a desapropriação propriamente dita”, esclareceu o secretário.
A princípio o terreno seria negociado com o proprietário no valor de R$ 1 milhão e 100 mil, mas por questionamentos do Ministério Público, que chegou a recomendar a suspensão da sua compra, o município resolveu fazer a desapropriação.
Segundo Juliana, assim que todo o processo estiver concluído, com o terreno devidamente repassado para o Governo do Estado, o Depen, através da Secretaria de Segurança Pública, fará a licitação da obra e começará a construção do presídio.
Caso o projeto seja efetivado, serão mais de 3 mil metros quadrados de construção, com o presídio tendo capacidade para 250 detentas. Hoje, cerca de 90 mulheres estão presas na Cadeia Pública de Goioerê.
Fonte: GoioNews com informações da Assessoria de Goioerê