Dique da mineradora Vallourec, que transbordou em Nova Lima (MG), tem nível de emergência elevado
BRASÍLIA — O dique que transbordou e inundou no sábado um trecho da BR-040, em Nova Lima (MG) passou para o nível 3 de emergência, por determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Este é o nível mais alto de risco e indica a possibilidade de rompimento.
Capitólio:Volume das chuvas e fraturas na rocha ajudam a explicar riscos de desabamento, afirmam especialistas
Em comunicado, a agência reguladora nformou que a elevação do nível de emergência foi decidida após vistoria ao dique na tarde de sábado. Caberá à mineradora Vallourec reforçar a estabilidade da estrutura. Técnicos da agência trabalham junto com funcionários da empresa para monitorar o risco de rompimento.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a medida era esperada e sempre ocorre quando há movimentação da pilha de estéril (rejeitos minerais).
A Vallourec informou que as atividades na mina estão suspensas desde sábado, quando ocorreu o desastre.
Clique aqui para acessar a matéria na íntegra e visualizar esta fotogaleria.
Por volta das 10h30 de ontem, um trecho da BR-040 próximo à saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro foi inundado por lama e rejeito de minério. O incidente ocorreu após o dique transbordar por causa das fortes chuvas que atingem Minas Gerais neste fim de semana.
Acidente em Capitólio:O que se sabe até agora e o que falta esclarecer
A enxurrada arrastou carros e caminhonetes, mas deixou apenas um ferido leve. A enxurrada seguiu para uma área de mata às margens da rodovia. Seis famílias que moram na região tiveram que ser retiradas. .
Na noite passada, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou a suspensão das atividades da mina até que a mineradora apresente documentos que comprovem a estabilidade da estrutura.
A Vallourec informou que as atividades no local foram suspensas imediatamente após o transbordamento do dique.