Estrada Boiadeira é comtemplada no novo PAC do Governo Federal
O Governo do Paraná selecionou uma série de novos projetos de infraestrutura e logística para integrar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAO), recentemente apresentado pelo governo federal em 11 de agosto. Além desses, áreas cruciais como educação e saúde também serão contempladas. O montante total de investimentos alcança R$ 107.2 bilhões, conforme divulgado pela União. A lista completa de projetos contemplados pode ser acessada no Portal do Novo PAC.
As obras principais foram identificadas após uma análise técnica detalhada realizada pelo Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, estabelecendo prioridades claras de atuação. Esses investimentos serão direcionados para aprimorar e expandir a infraestrutura de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Entre as principais intervenções, destacam-se a Nova Ferroeste, o segundo trecho da Estrada Boiadeira e o Contorno de Guaíra.
A aguardada pavimentação completa da Estrada da Boiadeira (BR-487), tão almejada pela população há décadas, emerge como uma das iniciativas rodoviárias mais relevantes no Paraná. Sua importância deriva da conexão com o Mato Grosso do Sul e nações vizinhas, o que torna essa modernização crucial para simplificar, agilizar e reduzir os custos associados ao tráfego de mercadorias entre mercados produtores e consumidores.
A primeira fase deste projeto foi conquistada pelo governador Ratinho Junior no primeiro ano de sua gestão, com um investimento de R$ 281 milhões viabilizado pela Itaipu. Essa etapa liga o distrito de Porto Camargo, situado em Icaraima, na fronteira com o Mato Grosso do Sul, ao distrito de Dourados, em Umuarama, abrangendo 47 quilômetros.
A segunda fase, anunciada recentemente, englobará a ligação entre a Serra dos Dourados e Cruzeiro do Oeste, conectando-se ao lote 1 da obra e a um trecho já existente que se estende até Campo Mourão. Esta rota é parte do projeto rodoviário do Corredor Bioceânico, um sonho antigo dos países do Mercosul, visando conectar os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de um corredor rodoviário que abranja os portos brasileiros de Paranaguá e Santos, assim como os portos do norte do Chile, passando pelo Paraguai e Argentina.
Outras iniciativas propostas pelo Estado abrangem a ampliação da capacidade da BR-476 em União da Vitória, a implantação da BR-153 (Transbrasiliana) entre Alto do Amparo e Imbituva, a expansão de sua capacidade entre Imbituva e Paulo Frontin, e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a implantação da BR-101 no Paraná.
No contexto aeroportuário, o Aeroporto de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, terá sua pista de pouso e decolagem ampliada, atuando como uma alternativa para voos quando o Aeroporto de Curitiba estiver fechado. Em Maringá, região Noroeste, o aeroporto receberá melhorias em seu terminal de passageiros e na torre de controle de tráfego aéreo.
Essas ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAO) complementam um pacote de obras no valor de R$ 3.4 bilhões, que já estão em execução ou fase de planejamento por iniciativa do governo estadual, e que foram anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em fevereiro. Além disso, também estão contemplados os leilões das novas concessões rodoviárias, que preveem investimentos de R$ 50 bilhões nos próximos anos, com as licitações dos dois primeiros lotes programadas para 25 de agosto e 29 de setembro.
Fonte: tribunadecianorte