Agricultura de Cianorte com mais recursos e novos projetos
Maior orçamento da Secretaria de Agricultura possibilitou a criação de programas como o da construção de estufas e a produção de maracujá
O setor agrícola de Cianorte passa por um momento de expansão. Isso porque a gestão do prefeito Marco Franzato, por meio da Lei Municipal 5456, aumentou o repasse, via arrecadação de ICMS, para o Fundo Agropecuário do município: de 1% para 3% do que é arrecadado. O orçamento da Agricultura passou de R$ 350 mil em 2020, para R$ 1.8 milhão em 2023.
Com isso, novos projetos saíram do papel para fortalecer e diversificar a produção agrícola local. São iniciativas como a criação da Cooperativa de Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (Cooanorte), que hoje conta com 138 cooperados e dá suporte ao produtor em várias frentes do trabalho no campo.
Como, por exemplo, no projeto de plantio de maracujá. Em pouco mais de um ano de cooperativa, foram produzidos e comercializados cerca de 260 mil quilos da fruta. Por meio de um contrato com um empresa, a produção dos cooperados já sai da terra vendida para o mercado.
Outro projeto da Secretaria de Agricultura que ajuda a melhorar a produção, é a construção de estufas. Ao todo foram disponibilizadas 49 estruturas a agricultores selecionados pela equipe técnica da secretaria.
“Com a estufa, há uma melhora significativa na produção, porque protege a plantação de pragas e das intempéries do clima, que muitas vezes destroem o trabalho de muitos meses”, diz o secretário de Agricultura de Cianorte, Paulo Marangoni.
O primeiro agricultor a receber a estrutura foi o produtor Wanderley Zubioli, em 2021. “A estufa protege de tudo. Nem comparação com a produção exposta ao tempo. Ali, plantei tomate, morango e pepino. Tivemos uma excelente produção de todas essas variedades”, diz.
Já o projeto Porteira Adentro disponibilizou implementos agrícolas aos produtores. Foram mais de 2 mil horas trabalhadas a serviço de 384 agricultores. Outra variedade que tem ganhado espaço, é o café. Até o final de 2024 terão sido distribuídas 375 mil mudas da planta. E até 2025, chegará a 500 mil mudas. Com isso, Cianorte é o único município do noroeste paranaense a ampliar a produção de café.