“Agricultores e pequenas empresas da região noroeste também poderão vender a China”, anuncia Zeca Dirceu
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Com organização da Apex-Brasil, líderes de empresas visitaram Alibaba, Kwai, Freshippo e Tuspark em Pequim

Como parte da agenda da missão do Governo do Brasil na China, o deputado federal e líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, acompanhou empresários brasileiros em Pequim em visitas a empresas chinesas consideradas gigantes no mercado global. O tour foi organizado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O parlamentar paranaense esteve durante toda a semana na comitiva organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Um grupo com cerca de 40 executivos visitou a sede do Alibaba, um dos maiores conglomerados do setor de tecnologia, focado em e-commerce, pagamentos virtuais e computação em nuvem. Segundo explicou Zeca Dirceu, o objetivo foi mostrar aos executivos as possibilidades de exportação de produtos brasileiros por meio das plataformas digitais operadas pela empresa, principalmente no mercado asiático. No Brasil, o Alibaba controla o AliExpress, serviço de varejo on-line;

“O Alibaba e a Apex-Brasil assinaram em setembro de 2022 um memorando de entendimento para treinar e financiar empresas brasileiras para a criação de lojas na plataforma chinesa – atualmente, o maior ecossistema de negócios digitais B2B (modelo em que o cliente final é outra empresa) do mundo. Um novo acordo com o Alibaba deve ser assinado em breve para ampliar a presença de empresas brasileiras nas plataformas de venda”, anunciou o deputado.

De acordo com Zeca, “a parceria que estamos construindo aqui na China, permitirá treinar e financiar empresas brasileiras para a criação de lojas na plataforma, inclusive nossos agricultores familiares e os empreendedores individuais”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Tomé, Marcio Serenini, afirmou que a viagem do deputado à China trouxe novas perspectivas aos produtores rurais da região. “Nós, pequenos produtores, temos dificuldade na comercialização dos nossos produtos, então essa possibilidade de exportar é muito desafiadora, seria um sonho realizado. Parabenizamos o deputado Zeca Dirceu pelo seu empenho na construção e na abertura desse mercado que pode contribuir com todas as cooperativas e associações da região noroeste do Paraná”, comentou Marcio Serenini.

Depois da visita ao Alibaba, a comitiva seguiu para uma unidade do supermercado Freshippo, rede da empresa chinesa para a venda de alimentos frescos. Os empresários acompanharam explicações sobre produtos e provaram comidas expostas no local. Na agenda também teve visita a Bytedance – dona do TikTok – e sua concorrente direta Kuaishou, como é chamado na China o Kwai, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos.

As empresas de tecnologia como Alibaba, TikTok, AliExpress e Kwai, por exemplo, são plataformas de venda on-line que combinam entretenimento e comércio eletrônico. Essas empresas fornecem uma ampla gama de produtos e serviços, incluindo produtos eletrônicos, roupas, alimentos e serviços de transporte, entre outros. As empresas também oferecem conteúdo de entretenimento, como vídeos e jogos.

Parceiro

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões, com exportações brasileiras de US$ 89,7 bilhões e importações de US$ 60,7 bilhões.

Em 2021, a China foi o oitavo maior investidor (e primeiro da Ásia) no Brasil, à frente do Japão, da Coreia do Sul e da Índia. O estoque de investimento estrangeiro direto (IED) da China no Brasil cresceu US$ 7,1 bilhões em 2021, aumento de 31% em relação a 2020. Já o estoque de IED brasileiro na China aumentou 114% entre 2012 e 2021, reforçando a crescente importância do país asiático como destino da internacionalização das empresas brasileiras.