Após decisão do STF, Luiz Carlos Hauly toma posse em vaga de Deltan na Câmara
Compartilhe...

Hauly herdou cadeira após Corte entender que posição deveria permanecer com o Podemos. Deputado defendeu que sigla deve apoiar governo quando ‘tiver um projeto bom’.

Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) tomou posse nesta terça-feira (13) como deputado federal. Ele assumiu a vaga aberta com a cassação do mandato de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados.

O parlamentar foi empossado pelo presidente da sessão, deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP). Hauly prestou o compromisso regimental e agradeceu a “Deus de estar aqui novamente”.

Agora deputado empossado, Luiz Carlos Hauly conquistou a vaga após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, na última sexta (10), que a cadeira deveria permanecer com o Podemos.

Inicialmente, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) havia decidido que a cadeira de Deltan deveria ficar com o deputado Itamar Paim (PL-PR).

O tribunal entendeu que, como nenhum outro candidato do Podemos atingiu 10% do quociente eleitoral, a vaga deveria ir para o PL.

Ex-procurador da Lava Jato, Deltan teve o mandato cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Mesa Diretora da Câmara confirmou a perda do mandato na última semana.

Em um recurso do Podemos ao STF, o ministro Dias Toffoli concedeu uma decisão liminar – provisória – revendo a decisão do TRE-PR. O ministro manteve a vaga com o Podemos e determinou que Hauly fosse empossado no lugar.

Essa decisão foi submetida ao plenário virtual do Supremo. Na última sexta, 6 ministros votaram para manter a decisão. 3 se posicionaram de maneira contrária.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.