Com a chegada de dias mais frios, Copel orienta consumidores sobre o uso eficiente de energia
Compartilhe...

Frente fria no Paraná intensifica consumo de energia: confira dicas para economizar

A chegada da frente fria ao Paraná nesta semana tem levado ao aumento do uso de aparelhos de climatização para aquecer os ambientes, bem como do chuveiro elétrico, que requer uma potência maior para esquentar a água do banho. Com a aproximação do inverno, é importante relembrar alguns hábitos que podem ajudar a controlar o consumo de energia nas residências. O engenheiro coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Marcelo Gonçalves Santos, selecionou algumas dicas úteis para evitar o desperdício.

Segundo Santos, a tendência de aumento no consumo residencial nos dias frios é mais pronunciada nas regiões central e sul do Estado, devido às baixas temperaturas. Ele destaca que, além de escolher com cuidado os equipamentos elétricos na hora da compra, os hábitos de uso também desempenham um papel fundamental no resultado final da conta de luz.

As orientações começam pelo chuveiro, que é um dos aparelhos mais utilizados nas residências e representa uma parcela significativa do consumo de energia elétrica. “Nos dias frios, é natural que tenhamos a tendência de tomar banhos mais demorados para nos aquecermos, portanto, é preciso ter muita atenção a isso. O consumo de energia do chuveiro é calculado com base na potência do aparelho multiplicada pelo tempo de cada banho”, lembra o engenheiro.

Além disso, é importante ajustar a temperatura do chuveiro diariamente para economizar energia nos momentos em que o clima estiver mais ameno.

No caso dos aquecedores que ficam guardados ao longo do ano, a limpeza do equipamento é recomendada para aumentar sua eficiência, sem obstrução da radiação do calor. Pelo mesmo motivo, secar roupas no aquecedor, ou na parte de trás da geladeira, é algo que deve ser descartado por quem quer economizar energia.

Por fim, Marcelo Gonçalves Santos lembra que a geladeira também merece atenção nos dias mais frios, já que o ajuste correto da temperatura pode ser uma boa oportunidade de economizar.