Zeca Dirceu anuncia retomada das obras do último trecho da Estrada Boiadeira no Noroeste do Paraná
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O deputado Zeca Dirceu (PT) disse, nesta quarta-feira, 7, que está na mesa do ministro Renan Filho (Transportes) a portaria da federalização da Estrada Boiadeira (BR-487), medida que vai permitir a pavimentação do último trecho de 38 quilômetros da rodovia entre o município de Umuarama (na altura do distrito de Santa Elisa) e Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná. “Esse trecho da Boiadeira estava delegado ao Estado e, com a sua federalização, o DNIT poderá autorizar as obras de pavimentação e também realizar a manutenção nos trechos federalizados da rodovia, outra medida muito importante”, disse Zeca Dirceu durante entrevista à imprensa da região.

Zeca Dirceu afirmou que vai convidar o ministro Renan Filho para a assinatura da ordem de serviço no trecho da rodovia, onde serão retomadas as obras. “A obra já está licitada e os recursos garantidos. Aguardada por décadas, a pavimentação completa é uma das obras rodoviárias mais importantes para o Paraná, pela conexão com o Mato Grosso do Sul e países vizinhos, o que vai facilitar, agilizar e baratear a ligação com mercados produtores e consumidores”, afirmou.

“Está tudo pronto, faltava apenas a federalização dos trechos estaduais da Boiadeira. O Ministério dos Transportes concluiu esse processo e o DNIT vai ter condições, até final de agosto, de dar a ordem de serviço para a execução das obras”, disse Zeca Dirceu.

Luta de décadas

O deputado Zeca vem articulando esforços há 20 anos pela realização do sonho da região e, neste terceiro governo do presidente Lula (PT), por diversas vezes, participou de audiências em Brasília com o ministro Renan Filho e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Fabrício Oliveira Galvão. “É um sonho que se realiza, uma luta de muito tempo que vale todo o esforço para que a conclusão da pavimentação saia do papel e vire realidade, agregando segurança e desenvolvimento ao Paraná”, disse.

“Todos sabemos o que significa uma rodovia do porte e da estrutura da BR-487, a Boiadeira. Isso cria um ambiente mais favorável para gerar emprego e renda, além de trazer desenvolvimento para Cruzeiro do Oeste, Umuarama e toda a região Noroeste”, completou o deputado.

A efetivação da Estrada Boiadeira, disse Zeca Dirceu, vem sendo trabalhada por ele desde que foi prefeito em Cruzeiro do Oeste (2005-2010) e, durante os mandatos na Câmara dos Deputados, pode articular forças e imprimir uma velocidade maior às tomadas de decisão que materializaram esse projeto. ”Tiramos do papel aquele primeiro trecho entre Campo Mourão (distrito de Nova Brasília), passando por Tuneiras do Oeste, até Cruzeiro do Oeste. Nos últimos anos, Zeca ajudou na articulação para que o segundo trecho, entre Icaraíma e Santa Elisa fosse concluído com investimentos da Itaipu Binacional, em parceria com DER. Agora, a luta da vez é pela retomada do terceiro e último trecho, que liga Santa Elisa (Umuarama) a Cruzeiro do Oeste, concluindo, assim, essa obra”, falou. “São quase meio século de luta e, com o compromisso do governo do Presidente Lula , esse sonho se transforma em realidade”, disse Zeca.

Desenvolvimento

A BR-487 (Estrada da Boiadeira) liga o Noroeste do Paraná ao município de Porto Murtinho (MS). Integra o chamado “Corredor Bioceânico”, um projeto dos países do Mercosul para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, através de um corredor rodoviário. Conecta os portos brasileiros de Paranaguá e Santos aos portos do Norte do Chile, atravessando também o Paraguai e a Argentina.

Para o deputado, a BR 487 é muito importante para impulsionar o desenvolvimento nas três regiões do Paraná (Noroeste, Oeste e Sudoeste). “Favorece a geração de mais empregos, cria um ambiente melhor para os investimentos, com a atração de empresas e de indústrias que tenham facilidade em receber e escoar a sua produção com baixo custo”, concluiu.