Zeca Dirceu promove seminário sobre segurança nas escolas e destaca a PL das Fake News
Compartilhe...

“Muitos dos casos de violência nas escolas são organizados por usuários das redes sociais, por isso, além de nós parlamentares, peço que vocês apoiem o Projeto de Lei das Fake News que irá punir criminosos que se escondem atrás destas plataformas”, afirmou o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) em seminário virtual promovido nessa quinta-feira, 4.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, junto com sua equipe, organizou a reunião sobre segurança nas escola, que contou com cerca de 200 lideranças de todo o Paraná, com o objetivo de ouvir as demandas de lideranças da educação e apresentar o que o governo federal tem feito em relação aos casos de ataques violentos em escolas que ocorrem nos últimos meses.

A Assessora especial e coordenadora de Direitos Digitais do Ministério da Justiça Estela Aranha, apresentou dados da Operação Escola Segura, que entrou em vigor no dia 6 de abril, e têm sido um trabalho em conjunto da União, dos estados e municípios. ” Criamos a Operação Escola Segura, que envolve mais de 4 mil policiais em todo o Brasil, 81 agências de inteligência, 27 delegacias especializadas em crimes cibernéticos e um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Além disso, contatamos as redes sociais para que fizessem uma fiscalização dos dados daqueles que faziam ameças, inclusive grupos neonazistas organizados nas redes”, afirmou a assessora.

De acordo com os dados do Ministério da Justiça, foram recebidas 8662 denúncias e foram feitos 3366 boletins de ocorrência a respeito de ameaças de ataques em escolas. Mais de 1500 casos já foram conduzidos à delegacias, além de apreensões e casos em investigação.

O Tenente Paulo da Patrulha Escolar destacou o trabalho da Polícia Militar para enfrentar os problema da violência no ambiente escolar. Além de promovemos a segurança, trabalhamos também com a prevenção da violência e da entrada de drogas na escolas, como é o caso do Proerd que há anos foi implementado no Paraná. Nosso batalhão tem o programa “Escola Segura”, que policiais da reserva trabalham no monitoramento da segurança do ambiente escolar.

Participaram também o Diretor do Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, de Cambé, Boanerges Zulmires Neto, explicou que ainda faltam profissionais qualificados para dar atenção aos problemas de diversas áreas apresentados pelos alunos. “Fazemos a escuta na escola, porém, é de extrema importância que o pais acompanhem seus filhos no dia a dia e sua convivência na escola”, afirmou. O Kauan, líder de Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Maestro Andréa Nuzzi de Cambé, que recitou Paulo Freire, o patrono da educação no Brasil, e reiterou a necessidade de paz nas escolas do Brasil.

Zeca Dirceu ainda afirmou que o governo Lula tomou medidas imediatas para combater a violência. “O presidente dialogou com governadores, tomou medidas de segurança e monitoramento. Agora, muitos parlamentares ligados ao ex-presidente estão se opondo à PL das Fake News por não estarem preocupados com a segurança das crianças nas escolas. Vamos lutar para aprovar à PL para que os criminosos de redes sociais sejam punidos, e assim, e voltaremos a ter mais tranquilidade nas escolas e nas outras instituições”, completou.